Comportamento empreendedor: músicos expandem negócio a novas áreas e serviços

Colaboração: Raphael Evangelista

A agência ORIA Producciones foi criada em janeiro de 2012 pelos músicos Raphael Evangelista e Mauricio Candussi (duo Finlandia) que, a partir das turnês auto-gestionadas, conheceram fórmulas e ferramentas bem sucedidas nas suas cinco turnês nacionais e internacionais realizadas de forma 100% independente. A ideia é que artistas independentes de diversos países possam usufruir desse conhecimento de gestão de carreira que os músicos adquiriram ao longo de dois anos de estrada intensa, muitas vezes no método tentativa e erro.

A ORIA trabalha todas as artes, porém foca-se na música. Em menos de um ano, a agência já produziu 5 turnês de artistas internacionais no Brasil, 1 tour na Argentina e 1 tour na América Central, trabalhando com artistas de várias nacionalidades como Eufemya (PER/BRA/URU), Color Noise (Costa Rica), Paulo Kalu (BRA), e o próprio Finlandia (ARG/BRA). Além disso, este ano enquadrou uma exposição fotográfica de Kazuo Kajihara na conferência RIO + 20, além do lançamento de produtos editoriais e uma exposição da artista visual Bianca Ziegler na Argentina, adiada para janeiro de 2013.

ORIA também foi a única agência brasileira da parte musical convidada a participar em Julho deste ano do MICA – Mercado de Industrias Culturales na Argentina, na rodada de negócios e apresentando palestras sobre o mercado brasileiro e estudo de caso de estruturação de turnês do duo Finlandia. Estas palestras são algo que os músicos focam bastante, pois é a forma de passar o conhecimento adiante e de conhecer novas formas de trabalho. Trata-se do ambiente perfeito para a troca de experiências. Por isso, esta mesma explanação já foi apresentada em diversos lugares como a Feira da Música de Fortaleza e na Prefeitura de Córdoba – Argentina.

Os criadores montaram os escritórios em seus respectivos países de residência: Mauricio na Argentina e Raphael no Brasil. Na Argentina, o escritório foca-se em atividades de produção de discos e fonogramas, desde a elaboração da parte gráfica (site, design, etc), elaboração de trilhas (cinema, publicidade, etc) até a composição geral do material artístico como a prensagem física de CDs. No Brasil a agência foca-se na elaboração das tours nacionais e internacionais. As estragégias gerais ficam a cargo de uma intensa comunicação diária entre os dois escritórios por internet.

Isso tudo é possível devido a diversas parcerias que os músicos criaram para suportar a agência. Pode-se dizer que este é o grande alicerce da quantidade e da dimensão das atividades. A ORIA hoje trabalha com 8 agências parceiras ao redor do mundo conectadas todos os dias para o encaminhamento dos projetos e ações. Cada produtora trabalha ações visando a sustentabilidade de seus atores em suas respectivas zonas de atuação, dentre elas: Argentina, Brasil, Japão, México e países da América Central – onde a ORIA é o braço sul-americano da rede centro-americana HECHO EN CENTROAMERICA, gerando a primeira tour Brasil da banda costa riquenha “Color Noise” por 4 regiões do país.

Cada parceiro tem uma forma de trabalhar distinta, com segmentos de mercado específicos. Isso oferece um maior número de possibilidades para ORIA. Formas diferentes de entrar em diversos mercados. Outra ideia é conectar os parceiros para que seus projetos tenham alternativas. Para isso, a agência lançará a partir de janeiro, no aniversário de um ano, uma revista virtual onde todos os parceiros vão expor suas atividades mais recentes. Uma fotografia do que está sendo produzido nos diversos países. A revista será divulgada gratuitamente em cada região/país pelo próprio parceiro, desde o Brasil até o Japão.

Neste primeiro ano, ORIA gerou um pequeno rendimento financeiro. Pequeno ainda frente aos planos dos criadores. “Estamos criando uma cama de ações para 2013 ter um bom caixa e, assim, conseguir movimentar mais os artistas ao redor do mundo, isso sem esquecer de nosso projeto, o Finlandia, afinal somos músicos acima de tudo” menciona Raphael. E como forma de suportar a demanda de trabalho, termina-se este ano com colaboradores agregados que já trabalham nos escritórios.

Neste quase primeiro ano de existência, a ORIA segue em versão “beta” de atividades. Procurando sempre por novas parcerias, projetos, artistas e oportunidades. Trata-se de uma alternativa criada por artistas frente a este mercado tão dinâmico e incerto: o mercado “independente”, que na verdade, é dependente de tudo.

A forma mais eficiente de comunicar-se e/ou acompanhar as atividades da agência é seguir a página do facebook ou entrar em contato pelo info@oriaproducciones.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *