Público pode baixar primeira música do novo disco de Marisa Monte no site oficial da cantora

De hoje até domingo (27 a 30/10), o público poderá baixar a 1ª faixa do novo álbum O que você quer saber de verdade. O download estará disponível apenas nestes 4 dias no site oficial de Marisa Monte (www.marisamonte.com.br). Para fazer o donwload, basta fazer um simples cadastro, informando o e-mail pessoal.

Pela primeira vez, Marisa Monte está usando a internet como ferramenta oficial de promoção de um álbum (finalmente!). Reproduzo abaixo algumas perguntas que a própria artista responde aos seus fãs através de um perfil no Formspring.

Qual é a data exata para o lançamento do novo disco?

O álbum fisico e digital será lançado dia 31 de outubro no Brasil e em cerca de trinta países, simultaneamente. Antes disso, mais novidades continuarão sendo postadas no site.

Quando o álbum estiver nas lojas e você estiver preparando as turnês, vamos poder acompanhar a sua agenda através do site?

Sim, todas as informações sobre shows, temporadas e turnês estarão disponíveis no site.

Marisa, esses vídeos, que estão sendo exibidos, são fruto de um DVD Making of?

Esse material foi pensado para a web, agora no período de lançamento. Achei que seria legal ter umas imagens do processo de gravação e mixagem disponíveis. Ainda não tenho nenhum plano para um novo DVD.

Marisa, como está sendo utilizar a internet como canal de lançamento e relacionamento com os fãs?

Isso é tudo muito novo, e não só para mim. Nesse sentido, é experimental. Todas as pessoas estão experimentando. Ainda não existe exatamente um formato que tenha se provado satisfatório, eficiente, até porque, se existir, ele vai se tornar insatisfatório muito rapidamente, porque é a velocidade natural que as coisas estão andando hoje.

Por eu estar fazendo esse lançamento de uma forma que eu nunca fiz, através do meu site, em um canal de comunicação muito direto, isso me obriga a produzir muito mais conteúdo – textos, fotos, respostas aos fãs, vídeos etc. E por ser um tipo de lançamento novo para mim, é também um desafio e requer uma reflexão constante já que não posso apenas delegar para alguém, uma equipe, uma agência que faça sem a minha assistência, porque é muito pessoal.

O que você acha das redes sociais?

Eu uso a internet no dia a dia para pesquisa, para ler notícias, correio eletrônico, Skype etc.

Ela faz parte hoje da vida de todos nós e é importante cada um encontrar o seu jeito de usá-la. As redes sociais são um fenômeno contemporâneo onde impera a liberdade e isso é encantador.

Por outro lado, muito tempo se perde com informações sem a menor relevância. Tempo para mim é precioso e tenho preferido usar com outras coisas.

Ainda não senti necessidade de estar, no pessoal, atuante nessas redes de relacionamento virtual. O máximo que fiz foi abrir uma conta no Facebook por curiosidade e encerrar em dez minutos ao me dar conta da demanda.

Mas conheço os mecanismos, nada impede que um dia eu resolva entrar novamente em uma.

Agora, enquanto serviço, assim como meio de informação para os meus fãs, é ótimo. Neste momento, por exemplo, às vésperas do lançamento do novo trabalho, onde toda a fonte de notícias será meu site e as redes sociais servirão como uma ferramenta excelente à disposição do público.

Você consome música por meio virtual/digital (baixa na internet, iphone) ou ainda prefere comprar o bom e velho CD?

Olha, já não compro mais tanto CD físico quanto costumava. Mas, em compensação, tenho comprado cada vez mais no iTunes. Acho prático, fácil de usar.

Gosto da imaterialidade da música virtual, é ecológico, combina com o mundo do futuro. Não tenho costume de usar iPod, ouço mesmo no computador. Gosto da portabilidade dos arquivos.

Nunca baixei música pirata. Gosto de escutar rádios online.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *