Estratégia do subsídio cruzado na música: dê o disco de graça e ganhe dinheiro com o show

Subsídio cruzado é uma estratégia de marketing muito eficiente. Um produto “isca”, barato ou gratuito, é subsidiado por outro mais caro, ou por terceiros. Exemplo: jornais distribuídos de graça e pagos pela publicidade, aparelho de celular gratuitos e planos de minutos pagos, etc.

Segue abaixo um caso retirado do livro Free: grátis – o futuro dos preços, de Chris Anderson (Ed. Elsevier) narrando um exemplo de subsídio cruzado na indústria da música.

Em Nashville, a INO Records conduziu um experimento no final de 2006 com um disco chamado “Mockingbird” de Derek Webb. Ele explica o que aconteceu.

“Eu tinha um disco do qual me orgulhava, mas a gravadora esgotara o orçamento de marketing e as vendas estavam decepcionando. Então convenci a gravadora a me deixar dar as músicas de graça. Mas com uma condição. Nós pediríamos não apenas nomes, endereços de e-mail e códigos postais de todos que fizessem o download do disco, mas também pediríamos que eles recomendassem o disco a cinco amigos, por endereços de e-mails que eles nos informariam (mas nós não manteríamos), que eles achavam que também gostariam do disco. Distribuí mais de 80 mil discos em três meses. Desde então, pude analisar essa lista de e-mail por código postal para descobrir onde meus fãs estão e enviar e-mails divulgando os shows. Agora meus shows vivem esgotados. E vendo muitos produtos. Eu tenho uma carreira.”

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