Comportamento empreendedor: persistência

O que há em comum entre a banda Calypso, o cantor Augusto César e o músico China? O comportamento empreendedor da Persistência. Senão, vejamos os exemplos abaixo:

Característica 1: despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa

Além de se dedicar à carreira solo, o cantor China é vocalista da banda Del Rey e também apresentador do programa Na Brasa, da MTV. O músico acaba de lançar o novo disco, Moto Contínuo, onde desempenhou vários papéis: compositor, arranjador e produtor musical. Sem dinheiro para contratar um produtor, e sem contar com patrocínio algum, China pagou o disco com recursos próprios. O disco levou quase um ano pra ficar pronto, incluindo seções de gravações no estúdio e jornadas extras de trabalho na residência do próprio músico.

Característica 2: age diante de um desafio significativo

A banda Calypso surgiu em Belém/PA no início do ano 2000. No início, Chimbinha e Joelma não tinham gravadora ou empresário. Também não possuíam recursos para investir em divulgação nas rádios. Então a dupla resolveu entrar em ação e vender seus discos a preços populares em supermercados frequentados por seu público na periferia da cidade. Eles ainda decidiram partir para a divulgação (informal mas poderosa) das rádios piratas e dos camelôs. A iniciativa deu certo. Hoje a banda soma mais de 10 milhões de discos vendidos no país todo.

Característica 3: muda de estratégia a fim de superar um obstáculo

Cansado de ser explorado financeiramente pelas rádios comerciais, devido ao alto preço cobrado pelo jabá, o cantor romântico Augusto César mudou radicalmente a forma de divulgação de seu trabalho musical. Em vez de pagar para uma rádio tocar suas músicas, ele mesmo passou a fazer isso semanalmente no centro do Recife. Através de um carro de som estacionado estrategicamente no centro comercial da capital pernambucana, ele canta ao vivo várias de suas músicas, atende aos pedidos dos fãs e, claro, também comercializa os discos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *