Fábrica de instrumentos musicais LETICCE – sanfonas e foles made in Campina Grande/PB

O cantor e acordeonista Amazan sempre foi responsável pelo conserto de seus próprios instrumentos. Também fazia alguns reparos especiais nos acordeons dos colegas. Ele era o único na região habilitado a realizar tais serviços.

Certo dia, em conversa com um amigo e também sanfoneiro, Amazan ouviu a sugestão de abrir uma fábrica de acordeon. Desde aquele instante Amazan ficou determinado em implantar uma fábrica pioneira em Campina Grande (PB).

Amazan contratou um marceneiro, comprou algumas máquinas, montou uma pequena marcenaria e começou a tentar tornar real o desejo de confeccionar o primeiro acordeon. Mas enfrentou extremas dificuldades para encontrar peças, materiais específicos, até mesmo alguns parafusos com espessuras e dimensões especiais. Então resolveu ir à Itália para comprar matéria-prima, conhecer fornecedores de peças e aprender o processo de montagem do acordeon.

Em dezembro de 2004 foi noticiada a abertura da Fábrica de Acordeons LETICCE na cidade de Campina Grande (PB). Um prédio totalmente equipado e com funcionários contratados. Foram seis meses de trabalho duro até que em junho de 2005 toda a equipe se emocionou ao escutar as primeiras notas do modelo experimental do acordeon LETICCE.

No entanto, apesar de boa, a primeira sanfona estava muito longe do que Amazan desejava. Muitos problemas eram identificados. Ele então retornou à Itália para enriquecer e aprimorar a sua técnica. Lá, fez amizade com um grande mestre em fabricação de acordeons que lhe tirou todas as dúvidas e também ensinou os segredos do ofício.

Amazan retornou ao Brasil e aplicou com maestria tudo o que aprendeu no velho mundo. Graças à coragem e determinação de um homem, e à contribuição de muitos outros, o Nordeste do Brasil se orgulha imensamente de fabricar os melhores acordeons.

Atualmente a LETICCE é distribuída para todo o Brasil. Os produtos fabricados e comercializados são sanfonas de 120 e de 80 baixos, e foles de 8 baixos.

Além de fabricação, a empresa realiza restaurações e consertos em geral de acordeons: afinação, substituição couros e feltros das válvulas, alinhamento de teclas, alinhamento da baixaria, conserto de teclado e registros, conserto da mecânica dos baixos, restauração geral de fole, revestimento com celuloide, limpeza interna geral, fabricação de cavaletes e fabricação de telas personalizadas.

6 comments

  1. Raquel Alvaernga De oliveira Faziolato says:

    gostaria muito de adquerir uma acordeon 120 baixos da sua fabrica, pois não tenho condiçoes financeira para compra-la. sou um cantor evangelico possuo uma acordeon que ja esta bem velinha ja nao da mas quaze para toca-la.por isto se for possivel gostaria de receber de presente da sua fabrica. meu nome e:Gervasio ferreira faziolato, mas conhecido como:Valinho do acordeon, O Sonfoneiro do Rei! moro em são gonçalo, Rj, tel:02185987966]ou 02191077868] desde ja acradeço a atençao de voces que Deus vos abençoe sempre… Feliz ano novo, um abraço….

      • Inácio says:

        Olá. O poeta e sanfanoneiro Amazan é um orgulho para a Paraíba. Sou fã desse cara.
        Vocês teriam ou conhecem algum professor para dar aulas de acordeon aqui em Campina Grande? Poderiam me fornecer um contato?
        Desde já agradeço pela atenção.
        Inácio. Tele:87056152

  2. paulo sergio says:

    Quero da os para poeta e cantir Amazan por criar esta fabrica de sanfona aqui no nordeste,
    Aqui em recife o preco de acordeon esta muito carro, gostaria de saber o valor de uma leticce de 120 baixos
    Agradeco pela atencao e um grande abraco.
    Aguardo resposta att.Paulo

  3. maria helena says:

    Óla,eu só de santa cruz do capibaribe, e tenho um filho de 3 anos. E ele é apaixonado por as musicas de AMAZAN, Ele disse que quer ser um safoneiro igual a AMAZAN..Quero saber se tem safona adquada pra idade dele.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *